Suporte externo

Dado que os recursos disponíveis internamente podem ser limitados, deve ser sempre elaborado em paralelo um plano de continuidade do serviço, a fim de determinar as soluções de assistência externa, se necessário. O software jurídico livre e de código aberto mais popular se beneficia de uma oferta de suporte técnico semelhante ao que existe para software jurídico proprietário. Assim, geralmente é possível que a Administração adquira todos os serviços de suporte de primeiro e segundo nível de um provedor de serviços externo.

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Nesse caso, é o próprio fornecedor quem deve se encarregar da interação com a comunidade de código aberto e gratuita em questão, que fornece o suporte de terceiro nível. Esse tipo de assistência externa pode ser dado por grandes fornecedores internacionais que apoiam quase unanimemente as tecnologias mais populares, como Linux, Apache e MySQL. Eles normalmente oferecem várias soluções de suporte técnico distintas, envolvendo um grau de envolvimento e preços diferenciados. Da mesma forma, várias empresas de serviços de Quebec oferecem uma oferta semelhante, mesmo se especializando em áreas específicas de especialização. Deve-se notar que no caso desta oferta distribuída, mesmo quando o editor original do software jurídico livre e de código aberto desaparece, uma empresa de serviços pode tomar seu lugar e continuar apoiando a Administração.