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Itens de Segurança do Elevador

Veja aqui os principais itens de segurança do elevador atualmente.

Limitador de Velocidade Progressivo
Fica localizado na casa de máquinas e tem por finalidade monitorar a velocidade de deslocamento da cabina.

Porta de Emergência
Localizada na parte superior da cabina é utilizada para retirada de passageiros, caso ocorra alguma anomalia no elevador e seja impossível a retirada pela porta da cabina.

Freio de Segurança
É utilizado em caso de excesso de velocidade do elevador na descida. O freio de segurança é acionado pelo limitador de velocidade, fazendo com que a
cabina fique travada nas guias.

Contatos nas Portas de Pavimento
As portas de pavimento possuem contatos elétricos, ligados em série. Se uma das portas de pavimento for aberta com o elevador em movimento,
ocorre interrupção de alimentação ocasionando parada imediata da cabina.

Contatos nas Portas de Cabina
As portas de cabina possuem contatos elétricos que ficam localizados no operador de porta. Quando a porta de cabina estiver fechada e travada, o
contato confirma o acionamento, estando apto a partir.

Segurança Eletrônica de Portas
Moderno sistema de segurança eletrônica para portas de cabina. É constituído por sensores eletrônicos que formam uma cortina de proteção
e são responsáveis pela interrupção do fechamento das portas de cabina, enquanto algum passageiro estiver entrando ou saindo do elevador.

Dispositivo de Excesso de Carga
É um sensor que monitora a quantidade de carga da cabina: só possibilita a partida do elevador com a capacidade de carga permitida.

Limitadores
São dispositivos de segurança localizados nos extremos da caixa de corrida. Entram em funcionamento caso haja uma falha no sistema de nivelamento.

Circuito de Segurança Sub e Sobre Velocidade
Tem a finalidade de monitorar a velocidade do elevador.

Dispositivo de Bombeiro – Fase I
O conjunto painel de bombeiro fica localizado no pavimento principal de acesso, próximo à porta do elevador. O funcionamento ocorre em situação de emergência do edifício. O vidro do painel deve ser quebrado, colocando em execução o programa auxiliar que cancela todas as chamadas de cabina e pavimento, ordenando que os elevadores se desloquem para o pavimento principal de saída, denominado “Pavimento de Emergência”, permanecendo de portas abertas até que seja desativado o painel de emergência.

Opção Salvamento – Fase II
Item de segurança opcional, baseado na norma norte-americana de elevadores, que possibilita o uso controlado do elevador em caso de incêndio
ou emergência. Utiliza uma chave de três posições na cabina: Off – salvamento desligado. On – salvamento ativo: abertura e fechamento da porta deve ser feito premendo constantemente os botões de abre porta ou fecha porta até a conclusão do movimento; somente uma chamada de cabina é acionada de cada vez de forma que uma nova chamada cancela a anterior. Hold – mantém a cabina de porta aberta e o elevador imobilizado em qualquer piso, possibilitando a saída do bombeiro do elevador para resgate, mantendo o carro à sua espera. O elevador se movimenta sem setas.

Fonte de Emergência
A fonte de emergência é automática e recarregável. É responsável por garantir a alimentação de duas lâmpadas de emergência localizadas na cabina, ativadas imediatamente à falha do fornecimento normal de energia. Também alimenta os dispositivos de alarme de emergência e o intercomunicador de cabina.

Intercomunicador e Central Telefônica
Faz a comunicação entre a portaria, casa de máquinas e cabina. O sistema é composto por aparelhos telefônicos na portaria e casa de máquinas e
equipamentos viva-voz nas cabinas. Permanece em funcionamento mesmo com a falta de energia elétrica.

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